|
1. INTRODUÇÃO
A Academia “IFFense” de Letras é o
grupo de escritores, leitores e amantes da literatura e da lingua portuguesa da
escola Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Macaé.
O grupo funciona mais ou menos
assim: você, como um Escritor, deve produzir textos no seu dia-a-dia, então,
traga-os para a reunião para que os outros membros possam apreciar seu trabalho
e dar sugestões. Ao encontrarem algum texto interessante que não de sua autoria
ou quiser trazer uma crítica a algum livro (ou texto qualquer que leu) ou ainda
indicar um bom site para escritores, sinta-se a vontade.
Entre as atividades que
desenvolvemos está a leitura em grupo de textos de nossa autoria e de
terceiros; críticas e resenhas a estes; o Clube do Livro (Livros & Mais);
participação em eventos como Bienais, Lançamentos, Cafés e encontros literários
em geral. Além
de publicações pela Essentia, Clube de Autores, Bookess, Agbook, Andross,
Mutuus, Literata, Draco, RHS, CBJE e AIL.
2. METODOLOGIA
2.1 DA ORGANIZAÇÃO DO GRUPO
Quem se interessar em se juntar a
nós entenda como funciona nossa divisão:
Os participantes são divididos em
três “classes”, além do Organizador Geral Gabriel Valeriolete:
Imortais: Quem demonstrar grande interesse e boa
participação no grupo, ideias originais e textos interessantes, além de um
tempo de permanência de um mês no grupo receberá o título de imortal. Os
imortais basicamente são uma espécie de “assessores’” que formariam um conselho
“executivo” por assim dizer. Além de participar de projetos que envolvem uma
dedicação maior, como a criação do Romance Conjunto.
Orientadores e Mestres da
Lingua: São basicamente
os professores de português e literatura que têm por objetivo nos orientar no
uso da lingua. Mas que são membros em última instância, tendo direito a
participar de todos os eventos e atividades do grupo.
Membros Honorários: São aqueles “calouros” no
grupo, ou pessoas que não querem se envolver muito ou ter muita atuação na
organização do grupo em si, apenas se interessam em participar dos eventos e
atividades. Qualquer aluno, ex-aluno ou professor do IFF Macaé pode se tornar
um membro honorário (talvez no futuro, estendamos para funcionários) para isto
basta que você imprima o cartão.
No lugar onde está "Sua foto
aqui" vocês podem colar uma foto 3X4 (se bem que não tenho certeza se o
tamanho está certo) ou simplesmente colocar uma foto do PC de vocês ali por
cima e imprimir junto. E preencham com o seu nome.
Quem almejar se tornar um imortal
deve ter um tempo de permanência de no mínimo um mês (isto é, ir a quatro
reuniões seguidas sem falta), apresentar textos de qualidade e mostrar empenho
no projeto. Lembrando que a aceitação ou não dos novos imortais cabe ao
Conselho dos Imortais e/ou ao Organizador Geral.
A ideia é criar um sentimento de
grupo bem forte, bem definido, além de incentivar a publicação. Isto porque as
obras publicadas serão impressas nos cartões, sempre que um membro publicar uma
obra deve me procurar para eu imprimir a capa da obra em seu crachá. Serve
desde contos e poemas em antologias como a Andross, Liberata, Muutus, Draco,
Estronho, RHS, CBJE e outras até livros vendidos online no Clube de Autores,
Bookess, Agbook ou similares, passando por publicações independentes e por
editoras convencionais, claro. Além é claro de que um crachá sempre dá um
status.
No lugar onde está "Sua foto
aqui" vocês podem colar uma foto 3X4 (se bem que não tenho certeza se o
tamanho está certo) ou simplesmente colocar uma foto do PC de vocês ali por
cima e imprimir junto.
2.2 DAS ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS PELA AIL
Discutir sobre textos
escritos por nós e por terceiros: Toda
semana os escritores devem trazer textos. Esses textos devem ser
preferencialmente de sua autoria, mas se acontecer de ele não ter conseguido
tempo de escrever ou ter encontrado um texto que achou muito interessante que
não de sua autoria é importante trazer um texto de terceiros. Uma cópia dos
textos de nossa autoria analisados nas reuniões vai para o Acervo da Academia,
uma página no blog. A cada bimestre serão escolhidos os 5 melhores textos e
serão espalhados nos murais da escola. Os melhores contos do ano dentre os
cinco escolhidos bimestralmente junto com contos de pessoas de fora da Academia
serão sujeitos a uma votação online para a escolha dos melhores e a essa
votação chamaremos Festival
de Contos. Serão estes que tentaremos publicar pela Essentia.
Calendário: Mensalmente divulgaremos um calendário com todas as
atividades e eventos da AIL, e também eventos de fora de interesse dos
escritores (como antologias, concursos literários, encontros, cafés, bienais,
lançamento de livros). Para isso vou pedir-lhes que me informem sobre qualquer
evento desse tipo que esteja ocorrendo para que eu acrescente ao calendários.
Oficina de Produção de Textos: Estaremos trabalhando junto à equipe
de português para desenvolver uma oficina. A oficina iria além de simples
regras gramaticais, mas também deveria dar noções de planejamento de enredo e
de elementos dos diferentes tipos de narrativa.
Trocar Livros: A ideia é que os autores troquem
livros entre si e depois entreguem uma resenha sobre o livro lido. Também
podemos escolher um livro que deve passar pelas mãos de todos os autores em um
determinado período de tempo, no final, nos reuniremos e discutiremos o livro.
Os livros estarão à plena disposição dos membros e poderão ser trocados a
qualquer momento, independentemente das atividades que estão sendo
desenvolvidas pelo grupo.
A lista de livros que eu disponho,
desde já, para o sistema de trocas está aqui:
* Dan Brown (editora Sextante) -
Anjos e Demônios
- O Código da Vinci
- O Símbolo Perdido
* Eduardo Spohr (editora Verus) - A Batalha do
Apocalipse
- Filhos
de Éden – Herdeiros de Atrlântida
* Andrés Pascual - O Compositor de
Tormentas (editora Prumo)
Quem tiver interesse em alguma
dessas obras deve apresentar outra para ser trocada. Quem quiser disponibilizar
mais obras para o sistema de trocas deve procurar o Organizador Geral ou um dos
Imortais.
Lembrando que os livros devem ser
devolvidos junto com uma resenha sobre o seu conteúdo e que não podem nunca ser
emprestados, apenas trocados, porque isso garante que ele voltará em bom estado
e porque nenhum de nós deve ficar sem livros.
Ao trocar os livros, ambos assinam
um termo onde recebem um espaço para resenha, um período para o término da
leitura e se comprometem a comprar um novo livro caso algo aconteça ao
original.
As melhores resenhas serão
publicadas no blog da Academia.
Livros & Mais
Quanto à parceria entre nós da
Academia e a Livros & Mais, vamos fazer dois grupos separados mas
conectados que periodicamente terão reuniões juntas. A estrutura do nosso grupo
é basicamente essa: leitura e crítica dos textos dos membros e atividades
extras (aquelas listadas na folhinha que todo novo membro recebe). Não é então,
necessário que todos tragam textos, quem não gosta ou não quer escrever pode
aparecer, ouvir ou ler nossos textos, apreciá-los, criticá-los, apontar os
melhores para o Festival de Contos. Não é necessário que todos os membros sejam
escritores então, podemos ter membros que sejam apenas bons leitores na nossa
reunião, o que classifica os membros do grupo Livros & Mais.
Na versão curta: membros do Livros
& Mais são também membro do nosso grupo, o Livros & Mais fica como um
setor diferente do mesmo grupo ou algo parecido e nos encontramos separadamente
toda semana, mas, a cada duas ou três semanas, por exemplo, os membros de ambos
os grupos podem se reunir, formando uma espécie de "grupão".
Basicamente, chamaremos o pessoal do grupo de leitores para ler o que o pessoal
do grupo de escritores escreve.
Trocar Dicas: Ao ver algum site, editora ou qualquer
oportunidade interessante o autor deve informar aos outros autores. Os membros
também serão chamados a dar a sua opinião acerca da atuação do grupo.
Festival de Poesias: Seria interessante vermos se é
possível que as melhores poesias do festival sejam publicadas pela Essentia.
Festival de Contos: Os melhores contos escritos
pelos membros durante cada bimestre seriam publicados na revista. A votação
pode ocorrer online no blog da AIL. Ao final do ano, durando a Feira Literária,
todos os contos seriam espalhados pelos murais da escola, junto à uma pequena
mensagem anunciando o evento.
Criação de um Romance: A ideia é criarmos um romance conjunto
com prazo de entrega pré-estimado. Projeto dos Imortais pois necessita de uma
dedicação maior, mas nada impede os Membros Honorários de dar opiniões já que o
andamento do projeto será postado no blog e assim, acessível a todos os
membros. Orientadores e Mestres da Lingua também participarão corrigindo os
textos e dando opiniões. Esse romance já está em andamento, o título é Lua
Sangrenta e vocês podem acompanhar o processo nesse link:. http://luasangrenta-ail.blogspot.com/. Será publicado pela AIL
Editora.
Eventos Literários: Feiras, Bienais, Encontros, Cafés
Literários, Lançamentos de Livros, Fantasticon, encontros com autores
iniciantes e já consagrados, encontros com autores de outras academias,
organizar palestras, workshops e eventos literários na escola.
Feira Literária: Uma ideia difícil é criarmos um grande evento com
palestras de novos autores, cafés literários, workshops e promover o diálogo
com autores de outras academias e escritores iniciantes e consagrados e onde
poderiam ser lançados alguns livros da Academia.
Desafio dos 7 Dias:
No final do ano substituiremos as
brincadeiras de amigo oculto (pois acredito que todos já tenham amigo oculto em
suas respectivas salas) pelo Desafio dos 7 Dias em que vamos sortear
temas para os autores escreverem, temas ridículos. Quem quiser participar deve
adicionar um tema para que nós possamos sortear entre os participantes. Depois
do sorteio a pessoa terá que escrever uma história séria sobre o tema que
criou, não é para escrever histórias Non Sense ou comédias, é para tentar criar
uma história séria, com lógica, qualidadade gramatical e com argumento com base
em um tema Non Sense. O prazo para a entrega dos contos é, como sugere o nome
do desafio, 7 dias.
Os temas que ficaram para este ano são:
A Saga do Par de Chinelos do Saci;
A Tatuagem na Rolha de Bolinhas Amarelas;
A História da Criação do Miojo no Pão;
A Espingarda à Laser que Tinha Chifes;
Unicórnios Rosas, Alados, Comedores de
Carne Humana;
Bodes Sapateadores;
Minhoca Engravatada Fura Fila no Bandejão
Antologia AIL: Promoveremos a criação e publicação de uma antologia
com tema escolhido pelo público através de votação online. A votação desse ano
já ocorreu e o tema escolhido foi medieval, todos os contos se passarão no
mesmo reino, e terão a sinopse em comum. Estamos querendo também linkar esse
projeto ao do Romance em Conjunto.
Sinopse: “Em um reino bem distante, um rei tirano oprime seu povo.
Assolados pela fome, pela peste e por espíritos e divindades brincalhonas da
floresta, os camponeses ainda têm que enfrentar a tirania do rei e de seus
cavalheiros. Seu choro e lamento pode ser ouvido ecoando em todos os cantos do
reino, em todos os vilarejos e cidadelas.” Cada conto deve mostrar a vida de um
camponês em alguma região desse grande reino e relatar o sofrimento e os abusos
sofridos. Pode apresentar aspectos mágicos, mas a magia não é central, tratando-se
de baixa fantasia, ou mesmo ficção histórica.
Ainda não estamos abertos ao recebimento
dos contos pois ainda não recebemos a resposta da gráfica e não sabemos quanto
nos custará a publicação. Mas quero saber se todos concordam com essa sinopse
Intertextualidade com o Romance em Conjunto: os camponeses obedecem ao Rei porque há muitos anos os cavalheiros à Sua ordem, previram e protegeram o reino de um misterioso ataque élfico. E os elfos espreitam na floresta prontos para atacar novamente. O rei trata-se de Julian III, auto-intitulado "O Rei-Dragão". No romance explicaremos a guerra élfica e o porque desse nome.
Intertextualidade com o Romance em Conjunto: os camponeses obedecem ao Rei porque há muitos anos os cavalheiros à Sua ordem, previram e protegeram o reino de um misterioso ataque élfico. E os elfos espreitam na floresta prontos para atacar novamente. O rei trata-se de Julian III, auto-intitulado "O Rei-Dragão". No romance explicaremos a guerra élfica e o porque desse nome.
2.3 DA PUBLICAÇÃO DE OBRAS
DOS MEMBROS:
Os membros poderão ter suas obras
publicadas em:
Antologias: Andross, Literata, Muutus, RHS editora,
Estronho, Draco e outras.
Publicação pela Essentia
Publicação Online: Clube de Autores, Agbook, Bookess,
entre outros.
Publicação Independente: Imprimindo pequenas tiragens em
gráficas ou editoras prestadoras de serviços.
AIL Editora:
Para quem quiser partir para a
publicação independente ou online pode usar a marca da AIL como editora. Muitos
autores usam uma marca editorial criada por eles para dar status. No caso de
uma marca coletiva daria muito mais status.
E também a versão com cores invertidas
para ser usada em capas escura
Quem for publicar, não importa por
qual meio terá direito à um lançamento/noite de autógrafos no auditório.
Nós planejamos ter toda uma equipe
para auxiliar os escritores que estejam querendo publicar um livro, essas
pessoas terão direito, além dos benefícios citados acima, à uma edição
promovida por nossas equipes:
Equipe de Design: A equipe de Desenho e HQ
da escola que farão várias imagens, das quais o autor tem plena liberdade de
escolher as melhores para serem usadas como capa e/ou marcadores.
Equipe de Revisão: A equipe de português
(Fabiana, Rita e Simone) poderão revisar os originais.
Equipe de Divulgação: Aí entra a Academia como
um todo, todos devem ajudar na divulgação dos livros dos membros. Mas há também
a divulgação no blog, com uma pequena resenha, sinopses, booktrailers, imagens
de divulgação, além de um post na página de livros vendidos pela Academia, com
link para a página de compras.
Rede de Blogs: A ideia é que todos os
blogs pessoais dos membros da Academia ajudem na divulgação dos novos livros,
através de posts e banners.
Importante: Sobre as
publicações sob o selo AIL Editora – Seja projeto independente, seja
participação em nossas antologias e concursos, o nosso selo não possui vínculos
autorais, ou seja, ao encontrar uma editora melhor, o autor pode (e deve)
fechar contrato com ela!
Revista: Bimestralmente faremos uma edição com as novidades da
Academia, dicas para novos escritores e eventos literários em andamento de
dentro e fora da Academia. Teremos colunas para escritores, mas daremos ênfase
aos leitores que é o público da revista. Ela será feita em formato impresso e
digital disponível para download gratuito no blog, com o intuito de atingir um
maior número de leitores.
De
Escritor para Escritor -
Com dicas para quem está querendo escrever o seu primeiro livro ou ingressar no
mercado editorial, os responsáveis seriam autores que já escreveram seus livros
e estão tentando ingressar no mercado editorial, como o Organizador Geral
Gabriel Valeriolete e a Imortal Jéssica Marise;
Lançamentos - Uma lista com pequenas informações sobre os livros lançados recentemente, ficariam nas laterais da revista, dentre eles uma seção especial para tratar dos lançamentos nossos ou dos nossos autores (os nossos lançamentos têm direito à uma sinopse maior e talvez uma entrevista com o autor – Essa coluna ficaria com os organizadores do Livros & Mais;
Na Ponta do Lápis - Dicas pequenas e rápidas de gramática no rodapé de algumas páginas, gostaríamos de uma pequena ajuda da equipe de português nisso;
Agenda Literária - Uma lista dos eventos literários que estão ocorrendo, com uma seção especial para concursos e antologias e outra para eventos da própria AIL;
Resenha – Aqui entraria uma resenha de um livro publicado recentemente. Estamos querendo colocar as resenhas do Estante Vertical, da nossa imortal e vice-presidente da Livros & Mais Luara Cardoso, guardando os devidos créditos ao blog;
Lançamentos - Uma lista com pequenas informações sobre os livros lançados recentemente, ficariam nas laterais da revista, dentre eles uma seção especial para tratar dos lançamentos nossos ou dos nossos autores (os nossos lançamentos têm direito à uma sinopse maior e talvez uma entrevista com o autor – Essa coluna ficaria com os organizadores do Livros & Mais;
Na Ponta do Lápis - Dicas pequenas e rápidas de gramática no rodapé de algumas páginas, gostaríamos de uma pequena ajuda da equipe de português nisso;
Agenda Literária - Uma lista dos eventos literários que estão ocorrendo, com uma seção especial para concursos e antologias e outra para eventos da própria AIL;
Resenha – Aqui entraria uma resenha de um livro publicado recentemente. Estamos querendo colocar as resenhas do Estante Vertical, da nossa imortal e vice-presidente da Livros & Mais Luara Cardoso, guardando os devidos créditos ao blog;
Contos
– Esse é o foco principal
da revista, os melhores contos do bimestre dos nossos autores, as outras
colunas viriam como separação entre um conto e outro;
O BLOG DA ACADEMIA
Postem seus textos, divulguem
livros que querem lançar, divulguem seus blogs, quando fizerem uma postagem no
blog de vocês, ponham um link no nosso blog com uma breve descrição pra
divulgar também. Enfim, o blog é da Academia, é de vocês, é para ser usado! Só
lembrem-se de postar como rascunho para o Organizador ou algum Imortal poder
dar uma verificada e corrigir qualquer eventualidade. Se algo não for possível
de publicação iremos enviar um e-mail explicando o porquê. Mas é só no caso do
texto estar muito ruim, fugir muito da proposta ou ofender alguém. Quem
por ventura não estiver adicionado como autor no blog e tiver interesse em
postar lá (seja, Mestre da Lin\gua, Imortal ou Membro Honorário) é só passar o
seu e-mail para o Organizador Geral.
Quem tiver um livro para vender deve
enviar algumas informações (capa, sinopse, e-mail, local de venda, etc) para
que possamos fazer publicidade dele no blog. E quem possuir um blog pessoal que
quiser promover pode enviar o endereço ao Organizador Geral para linka-lo ao
nosso.
Integração Entre as Atividades: Como pode ser percebido, todas as
atividades serão bem integradas, de modo que todo o caminho do autor será
orientado. Desde o estado de criação do projeto e os primeiros passos para
criação do enredo e dicas gramaticais da Oficina e dos eventos literários,
contando com a opinião de leitores da Academia e do Livros & Mais até o
estágio de revisão, capa, publicação e divulgação. Nós vemos potencial nessa
escola, sabemos que tem muita gente talentosa aqui e muita gente com vontade de
escrever, mas que não sabe por onde começar, ou que só precisa de um
“empurrãozinho” às vezes para não desistir no meio do caminho. "Há dois tipos de escritores: Os bons e os que desistiram
antes de o serem!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário