Quem Somos?





ESTATUTO AIL 2012
 
 

                                              
1. INTRODUÇÃO

A Academia “IFFense” de Letras é o grupo de escritores, leitores e amantes da literatura e da lingua portuguesa da escola Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Macaé. 

O grupo funciona mais ou menos assim: você, como um Escritor, deve produzir textos no seu dia-a-dia, então, traga-os para a reunião para que os outros membros possam apreciar seu trabalho e dar sugestões. Ao encontrarem algum texto interessante que não de sua autoria ou quiser trazer uma crítica a algum livro (ou texto qualquer que leu) ou ainda indicar um bom site para escritores, sinta-se a vontade.

Entre as atividades que desenvolvemos está a leitura em grupo de textos de nossa autoria e de terceiros; críticas e resenhas a estes; o Clube do Livro (Livros & Mais); participação em eventos como Bienais, Lançamentos, Cafés e encontros literários em geral. Além de publicações pela Essentia, Clube de Autores, Bookess, Agbook, Andross, Mutuus, Literata, Draco, RHS, CBJE e AIL.

2. METODOLOGIA

2.1 DA ORGANIZAÇÃO DO GRUPO

Quem se interessar em se juntar a nós entenda como funciona nossa divisão:

Os participantes são divididos em três “classes”, além do Organizador Geral Gabriel Valeriolete:

Imortais: Quem demonstrar grande interesse e boa participação no grupo, ideias originais e textos interessantes, além de um tempo de permanência de um mês no grupo receberá o título de imortal. Os imortais basicamente são uma espécie de “assessores’” que formariam um conselho “executivo” por assim dizer. Além de participar de projetos que envolvem uma dedicação maior, como a criação do Romance Conjunto.

Orientadores e Mestres da Lingua: São basicamente os professores de português e literatura que têm por objetivo nos orientar no uso da lingua. Mas que são membros em última instância, tendo direito a participar de todos os eventos e atividades do grupo.

Membros Honorários: São aqueles “calouros” no grupo, ou pessoas que não querem se envolver muito ou ter muita atuação na organização do grupo em si, apenas se interessam em participar dos eventos e atividades. Qualquer aluno, ex-aluno ou professor do IFF Macaé pode se tornar um membro honorário (talvez no futuro, estendamos para funcionários) para isto basta que você imprima o cartão.

No lugar onde está "Sua foto aqui" vocês podem colar uma foto 3X4 (se bem que não tenho certeza se o tamanho está certo) ou simplesmente colocar uma foto do PC de vocês ali por cima e imprimir junto. E preencham com o seu nome.



Quem almejar se tornar um imortal deve ter um tempo de permanência de no mínimo um mês (isto é, ir a quatro reuniões seguidas sem falta), apresentar textos de qualidade e mostrar empenho no projeto. Lembrando que a aceitação ou não dos novos imortais cabe ao Conselho dos Imortais e/ou ao Organizador Geral.

A ideia é criar um sentimento de grupo bem forte, bem definido, além de incentivar a publicação. Isto porque as obras publicadas serão impressas nos cartões, sempre que um membro publicar uma obra deve me procurar para eu imprimir a capa da obra em seu crachá. Serve desde contos e poemas em antologias como a Andross, Liberata, Muutus, Draco, Estronho, RHS, CBJE e outras até livros vendidos online no Clube de Autores, Bookess, Agbook ou similares, passando por publicações independentes e por editoras convencionais, claro. Além é claro de que um crachá sempre dá um status.

No lugar onde está "Sua foto aqui" vocês podem colar uma foto 3X4 (se bem que não tenho certeza se o tamanho está certo) ou simplesmente colocar uma foto do PC de vocês ali por cima e imprimir junto.


2.2 DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELA AIL

Discutir sobre textos escritos por nós e por terceiros: Toda semana os escritores devem trazer textos. Esses textos devem ser preferencialmente de sua autoria, mas se acontecer de ele não ter conseguido tempo de escrever ou ter encontrado um texto que achou muito interessante que não de sua autoria é importante trazer um texto de terceiros. Uma cópia dos textos de nossa autoria analisados nas reuniões vai para o Acervo da Academia, uma página no blog. A cada bimestre serão escolhidos os 5 melhores textos e serão espalhados nos murais da escola. Os melhores contos do ano dentre os cinco escolhidos bimestralmente junto com contos de pessoas de fora da Academia serão sujeitos a uma votação online para a escolha dos melhores e a essa votação chamaremos Festival de Contos. Serão estes que tentaremos publicar pela Essentia.

Calendário: Mensalmente divulgaremos um calendário com todas as atividades e eventos da AIL, e também eventos de fora de interesse dos escritores (como antologias, concursos literários, encontros, cafés, bienais, lançamento de livros). Para isso vou pedir-lhes que me informem sobre qualquer evento desse tipo que esteja ocorrendo para que eu acrescente ao calendários.

Oficina de Produção de Textos: Estaremos trabalhando junto à equipe de português para desenvolver uma oficina. A oficina iria além de simples regras gramaticais, mas também deveria dar noções de planejamento de enredo e de elementos dos diferentes tipos de narrativa.

Trocar Livros: A ideia é que os autores troquem livros entre si e depois entreguem uma resenha sobre o livro lido. Também podemos escolher um livro que deve passar pelas mãos de todos os autores em um determinado período de tempo, no final, nos reuniremos e discutiremos o livro. Os livros estarão à plena disposição dos membros e poderão ser trocados a qualquer momento, independentemente das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo grupo.

A lista de livros que eu disponho, desde já, para o sistema de trocas está aqui:

* Dan Brown (editora Sextante) - Anjos e Demônios
                                                  - O Código da Vinci
                                                  - O Símbolo Perdido

* Eduardo Spohr (editora Verus) - A Batalha do Apocalipse
                                                     - Filhos de Éden – Herdeiros de Atrlântida

* Andrés Pascual - O Compositor de Tormentas (editora Prumo)

Quem tiver interesse em alguma dessas obras deve apresentar outra para ser trocada. Quem quiser disponibilizar mais obras para o sistema de trocas deve procurar o Organizador Geral ou um dos Imortais.

Lembrando que os livros devem ser devolvidos junto com uma resenha sobre o seu conteúdo e que não podem nunca ser emprestados, apenas trocados, porque isso garante que ele voltará em bom estado e porque nenhum de nós deve ficar sem livros.

Ao trocar os livros, ambos assinam um termo onde recebem um espaço para resenha, um período para o término da leitura e se comprometem a comprar um novo livro caso algo aconteça ao original.

As melhores resenhas serão publicadas no blog da Academia.

Livros & Mais
Quanto à parceria entre nós da Academia e a Livros & Mais, vamos fazer dois grupos separados mas conectados que periodicamente terão reuniões juntas. A estrutura do nosso grupo é basicamente essa: leitura e crítica dos textos dos membros e atividades extras (aquelas listadas na folhinha que todo novo membro recebe). Não é então, necessário que todos tragam textos, quem não gosta ou não quer escrever pode aparecer, ouvir ou ler nossos textos, apreciá-los, criticá-los, apontar os melhores para o Festival de Contos. Não é necessário que todos os membros sejam escritores então, podemos ter membros que sejam apenas bons leitores na nossa reunião, o que classifica os membros do grupo Livros & Mais.

Na versão curta: membros do Livros & Mais são também membro do nosso grupo, o Livros & Mais fica como um setor diferente do mesmo grupo ou algo parecido e nos encontramos separadamente toda semana, mas, a cada duas ou três semanas, por exemplo, os membros de ambos os grupos podem se reunir, formando uma espécie de "grupão". Basicamente, chamaremos o pessoal do grupo de leitores para ler o que o pessoal do grupo de escritores escreve.

Trocar Dicas: Ao ver algum site, editora ou qualquer oportunidade interessante o autor deve informar aos outros autores. Os membros também serão chamados a dar a sua opinião acerca da atuação do grupo.

Festival de Poesias: Seria interessante vermos se é possível que as melhores poesias do festival sejam publicadas pela Essentia.

Festival de Contos: Os melhores contos escritos pelos membros durante cada bimestre seriam publicados na revista. A votação pode ocorrer online no blog da AIL. Ao final do ano, durando a Feira Literária, todos os contos seriam espalhados pelos murais da escola, junto à uma pequena mensagem anunciando o evento.

Criação de um Romance: A ideia é criarmos um romance conjunto com prazo de entrega pré-estimado. Projeto dos Imortais pois necessita de uma dedicação maior, mas nada impede os Membros Honorários de dar opiniões já que o andamento do projeto será postado no blog e assim, acessível a todos os membros. Orientadores e Mestres da Lingua também participarão corrigindo os textos e dando opiniões. Esse romance já está em andamento, o título é Lua Sangrenta e vocês podem acompanhar o processo nesse link:. http://luasangrenta-ail.blogspot.com/. Será publicado pela AIL Editora.

Eventos Literários: Feiras, Bienais, Encontros, Cafés Literários, Lançamentos de Livros, Fantasticon, encontros com autores iniciantes e já consagrados, encontros com autores de outras academias, organizar palestras, workshops e eventos literários na escola.

Feira Literária: Uma ideia difícil é criarmos um grande evento com palestras de novos autores, cafés literários, workshops e promover o diálogo com autores de outras academias e escritores iniciantes e consagrados e onde poderiam ser lançados alguns livros da Academia.

Desafio dos 7 Dias:
No final do ano substituiremos as brincadeiras de amigo oculto (pois acredito que todos já tenham amigo oculto em suas respectivas salas) pelo Desafio dos 7 Dias em que vamos sortear temas para os autores escreverem, temas ridículos. Quem quiser participar deve adicionar um tema para que nós possamos sortear entre os participantes. Depois do sorteio a pessoa terá que escrever uma história séria sobre o tema que criou, não é para escrever histórias Non Sense ou comédias, é para tentar criar uma história séria, com lógica, qualidadade gramatical e com argumento com base em um tema Non Sense. O prazo para a entrega dos contos é, como sugere o nome do desafio, 7 dias.

Os temas que ficaram para este ano são:

A Saga do Par de Chinelos do Saci;
A Tatuagem na Rolha de Bolinhas Amarelas;
A História da Criação do Miojo no Pão;
A Espingarda à Laser que Tinha Chifes;
Unicórnios Rosas, Alados, Comedores de Carne Humana;
Bodes Sapateadores;
Minhoca Engravatada Fura Fila no Bandejão

Antologia AIL: Promoveremos a criação e publicação de uma antologia com tema escolhido pelo público através de votação online. A votação desse ano já ocorreu e o tema escolhido foi medieval, todos os contos se passarão no mesmo reino, e terão a sinopse em comum. Estamos querendo também linkar esse projeto ao do Romance em Conjunto.

Sinopse:Em um reino bem distante, um rei tirano oprime seu povo. Assolados pela fome, pela peste e por espíritos e divindades brincalhonas da floresta, os camponeses ainda têm que enfrentar a tirania do rei e de seus cavalheiros. Seu choro e lamento pode ser ouvido ecoando em todos os cantos do reino, em todos os vilarejos e cidadelas.” Cada conto deve mostrar a vida de um camponês em alguma região desse grande reino e relatar o sofrimento e os abusos sofridos. Pode apresentar aspectos mágicos, mas a magia não é central, tratando-se de baixa fantasia, ou mesmo ficção histórica.

Ainda não estamos abertos ao recebimento dos contos pois ainda não recebemos a resposta da gráfica e não sabemos quanto nos custará a publicação. Mas quero saber se todos concordam com essa sinopse

Intertextualidade com o Romance em Conjunto: os camponeses obedecem ao Rei porque há muitos anos os cavalheiros à Sua ordem, previram e protegeram o reino de um misterioso ataque élfico. E os elfos espreitam na floresta prontos para atacar novamente. O rei trata-se de Julian III, auto-intitulado "O Rei-Dragão". No romance explicaremos a guerra élfica e o porque desse nome.

2.3 DA PUBLICAÇÃO DE OBRAS DOS MEMBROS:

Os membros poderão ter suas obras publicadas em:

Antologias: Andross, Literata, Muutus, RHS editora, Estronho, Draco e outras.

Publicação pela Essentia

Publicação Online: Clube de Autores, Agbook, Bookess, entre outros.

Publicação Independente: Imprimindo pequenas tiragens em gráficas ou editoras prestadoras de serviços.

AIL Editora:

Para quem quiser partir para a publicação independente ou online pode usar a marca da AIL como editora. Muitos autores usam uma marca editorial criada por eles para dar status. No caso de uma marca coletiva daria muito mais status.



E também a versão com cores invertidas para ser usada em capas escura



Quem for publicar, não importa por qual meio terá direito à um lançamento/noite de autógrafos no auditório.
Nós planejamos ter toda uma equipe para auxiliar os escritores que estejam querendo publicar um livro, essas pessoas terão direito, além dos benefícios citados acima, à uma edição promovida por nossas equipes:

Equipe de Design: A equipe de Desenho e HQ da escola que farão várias imagens, das quais o autor tem plena liberdade de escolher as melhores para serem usadas como capa e/ou marcadores.

Equipe de Revisão: A equipe de português (Fabiana, Rita e Simone) poderão revisar os originais.

Equipe de Divulgação: Aí entra a Academia como um todo, todos devem ajudar na divulgação dos livros dos membros. Mas há também a divulgação no blog, com uma pequena resenha, sinopses, booktrailers, imagens de divulgação, além de um post na página de livros vendidos pela Academia, com link para a página de compras.

Rede de Blogs: A ideia é que todos os blogs pessoais dos membros da Academia ajudem na divulgação dos novos livros, através de posts e banners.

Importante: Sobre as publicações sob o selo AIL Editora – Seja projeto independente, seja participação em nossas antologias e concursos, o nosso selo não possui vínculos autorais, ou seja, ao encontrar uma editora melhor, o autor pode (e deve) fechar contrato com ela!

Revista: Bimestralmente faremos uma edição com as novidades da Academia, dicas para novos escritores e eventos literários em andamento de dentro e fora da Academia. Teremos colunas para escritores, mas daremos ênfase aos leitores que é o público da revista. Ela será feita em formato impresso e digital disponível para download gratuito no blog, com o intuito de atingir um maior número de leitores.

De Escritor para Escritor - Com dicas para quem está querendo escrever o seu primeiro livro ou ingressar no mercado editorial, os responsáveis seriam autores que já escreveram seus livros e estão tentando ingressar no mercado editorial, como o Organizador Geral Gabriel Valeriolete e a Imortal Jéssica Marise;

Lançamentos - Uma lista com pequenas informações sobre os livros lançados recentemente, ficariam nas laterais da revista, dentre eles uma seção especial para tratar dos lançamentos nossos ou dos nossos autores (os nossos lançamentos têm direito à uma sinopse maior e talvez uma entrevista com o autor – Essa coluna ficaria com os organizadores do Livros & Mais;

Na Ponta do Lápis - Dicas pequenas e rápidas de gramática no rodapé de algumas páginas, gostaríamos de uma pequena ajuda da equipe de português nisso;

Agenda Literária - Uma lista dos eventos literários que estão ocorrendo, com uma seção especial para concursos e antologias e outra para eventos da própria AIL;

Resenha – Aqui entraria uma resenha de um livro publicado recentemente. Estamos querendo colocar as resenhas do Estante Vertical, da nossa imortal e vice-presidente da Livros & Mais Luara Cardoso, guardando os devidos créditos ao blog;

Contos – Esse é o foco principal da revista, os melhores contos do bimestre dos nossos autores, as outras colunas viriam como separação entre um conto e outro;

O BLOG DA ACADEMIA


Postem seus textos, divulguem livros que querem lançar, divulguem seus blogs, quando fizerem uma postagem no blog de vocês, ponham um link no nosso blog com uma breve descrição pra divulgar também. Enfim, o blog é da Academia, é de vocês, é para ser usado! Só lembrem-se de postar como rascunho para o Organizador ou algum Imortal poder dar uma verificada e corrigir qualquer eventualidade. Se algo não for possível de publicação iremos enviar um e-mail explicando o porquê. Mas é só no caso do texto estar muito ruim, fugir muito da proposta ou ofender alguém.  Quem por ventura não estiver adicionado como autor no blog e tiver interesse em postar lá (seja, Mestre da Lin\gua, Imortal ou Membro Honorário) é só passar o seu e-mail para o Organizador Geral.

Quem tiver um livro para vender deve enviar algumas informações (capa, sinopse, e-mail, local de venda, etc) para que possamos fazer publicidade dele no blog. E quem possuir um blog pessoal que quiser promover pode enviar o endereço ao Organizador Geral para linka-lo ao nosso.

Integração Entre as Atividades: Como pode ser percebido, todas as atividades serão bem integradas, de modo que todo o caminho do autor será orientado. Desde o estado de criação do projeto e os primeiros passos para criação do enredo e dicas gramaticais da Oficina e dos eventos literários, contando com a opinião de leitores da Academia e do Livros & Mais até o estágio de revisão, capa, publicação e divulgação. Nós vemos potencial nessa escola, sabemos que tem muita gente talentosa aqui e muita gente com vontade de escrever, mas que não sabe por onde começar, ou que só precisa de um “empurrãozinho” às vezes para não desistir no meio do caminho. "Há dois tipos de escritores: Os bons e os que desistiram antes de o serem!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Add This

Share |